Resumo
As ONGs surgiram na década de 1970 como assessoras dos movimentos sociais. De lá para cá essas organizações se transformaram e atualmente se afirmam como uma nova forma de fazer política. Através do acompanhamento da campanha "Rio Abaixe Essa Arma", pretende-se entender como as ONGs atuam e a especificidade da sua forma de fazer política.
A campanha tinha como objetivo diminuir o sentimento de violência por meio do controle do uso da arma de fogo e suas principais atividades foram o recolhimento de armas de fogo e de assinaturas, este último em favor da aprovação de uma lei que proibisse a venda de armas de fogo para cidadãos comuns.
Palavras-chave
ONGs, política, sociedade civil, Estado, campanha
Abstract
The NGOs emerged in the 70’s as a social moviment consultant. Nowadays they claim to be a "different way of making politics". This article intends to explain this new mode of doing politics, on the basis of an ethnographic study of the "Rio abaixe esta arma" campaign, which pretended to reduce the feeling of violence among the population of Rio de Janeiro by controlling the possession of every kind of weapons.
Key-words
NGOs, politic, civil society, State, campaign
Rio Abaixe Essa Arma: etnografia da campanha