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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Alceu 8

Espaços públicos: entre a publicidade e a política
Por: Iná Elias de Castro


Resumo
Este trabalho propõe uma reflexão sobre o espaço público que possibilite separar as duas dimensões que o constituem: a dimensão da publicidade e da ação. As questões que definiram os percursos escolhidos para essa reflexão apontam os limites da institucionalidade de dois tipos de espaços públicos: aquele constituído pelos homens livres e iguais e aqueles dos homens livres e diferentes. Esta diferença subsume duas noções de espaço público, uma que consideramos forte e outra que consideramos fraca. Espaço público forte é aquele do livre enfrentamento das diferenças. O espaço público fraco é aquele da visibilidade e da coexistência dos livres e iguais. Este não é ainda um espaço político nem social, no sentido que a sociedade é fruto da associação de diferentes. A separação entre ambos como recurso analítico me parece oportuna no sentido de identificar as representações dos sujeitos de cada um e os limites dos prospectos democráticos, para o primeiro, ou os riscos da exclusão e da tirania para o segundo.

Palavras-chave
Espaço público, democracia, território, instituições

Resumé
L’article propose une réflexion sur la possibilité qu’ont les  espaces publics d’être analysés à partir de deux dimensions fondatrices: la visibilité et l’action. La première attribue le caractère de publicité de ces espaces et la seconde rend ces espaces politiques par excellence, pour incorporer au concept les tensions inhérentes au processus de transformations sociales matérialisées dans le territoire.  Les parcours choisis pour l’analyse ont été définis à partir des questions relatives aux différences entre les limites de la visibilité et celles de l’action. Cette différence a suggèré deux notions de l’espace public: l’espace public fort comme celui du libre affrontement des différences et l’espace public fragile comme celui de la visibilité et de la cohabitation des libres et égaux. La séparation entre les deux comme recours analytique paraît opportune dans le sens d’identifier les représentations et les desiderata des sujets de chacun: les prospectus démocratiques, pour le premier, ou les risques de l’exclusion des différents et de la tyrannie pour le second.

Mots-clés
Espaces publiques, démocratie, territoire, institutions



Espaços públicos: entre a publicidade e a política




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