Resumo
Este artigo pretende analisar as trocas simbólicas entre cidade e cinema focando num sujeito cuja esfera perceptiva, moldada num primeiro momento pela fragmentação e velocidade do mundo cosmopolita, encontra-se, neste início de século, inserida numa complexa rede formada pela migração instantânea do capital e pela simultaneidade das tecnologias comunicacionais. Tomando o filme A Via Láctea (Lina Chamie, 2007) como objeto teórico almejamos mostrar como a cidade contemporânea, pautada por conceitos como desterritorialização e transnacionalização, vem a produzir um novo tipo de subjetividade. Neste sentido, aquela cidade lida por Benjamin, Simmel e Weber encontra agora um novo conjunto de forças que a coloca numa encruzilhada, numa posição exponencialmente mais complexa que antes.
Palavras-chave
Cidade; Cinema; Contemporaneidade; Trocas simbólicas.
Abstract
This article analyzes the symbolic exchanges between city and cinema focusing on a subject whose perceptual sphere, shaped at first by the fragmentation and speed of the cosmopolitan world, finds itself, at the beginning of this century, inserted in a complex network shaped by the instantaneous migration of capital and the simultaneity of communication technologies. Taking the film A Via Láctea (The Milky Way, Lina Chamie, 2007) as a theoretical object this study wishes to show how the contemporary city, guided by concepts such as transnationalization and deterritorialization, has yielded a new kind of subjectivity. In this sense, the city read by Benjamin, Simmel and Weber finds itself now at the crossroads of an exponentially more complex world.
Keywords
City; Cinema; Contemporaneity; Symbolic Exchanges.
A cidade contemporânea aos olhos do cinema
O caso de A Via Láctea