Resumo
O artigo percorre a obra do documentarista norte-americano Alan Berliner, autor de quatro filmes de longa-metragem que perseguem um único tema: a identidade. Berliner mergulha na vida privada para revelar o imaginário social da classe média americana. Para tanto, constrói seus documentários sempre partindo de materiais pré-existentes; filmes de família rodados por seu pai ou por anônimos são sua principal matéria-prima. Utilizando a técnica da collage, oriunda das artes pictóricas, ele reúne sobras de materiais esquecidos, criando filmes com a chamada estética found footage. Ao reciclar o filme doméstico, Berliner inaugura uma vertente no documentário contemporâneo que estaria situada nas fronteiras de uma certa tendência ensaística – experimental e próxima, a um só tempo, do audiovisual e das artes-plásticas.
Palavras-chave
Documentário; Família; Identidade; Metragem encontrada.
Abstract
The article goes through the work of US documentarist Alan Berliner, who is the author of four feature films covering one single theme: identity. Berliner plunges into private life in order to surface the social imaginary of the US middle class. Accordingly, he assembles his documentaries from pre-existent materials. Family footages shot by his father or by unknown people are his main raw material. He uses collage – a resource issued from painting techniques - in order to put together forgotten materials, thus making films by using the so-called found footage technique. By recycling domestic footages Berliner opens a new path to contemporary experimental documentary techniques – a sort of a cinematic essay, close to audiovisual and the plastic arts.
Keywords
Documentary; Family; Identity; Found footage.
Filmes domésticos e os fios da identidade. Observações sobre o cinema de Alan Berliner