Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 25

Estratégias de oferta e consumo de produtos midiáticos/religiosos
Por: Viviane Borelli

Resumo
Com a expansão do mercado religioso as Igrejas produzem seus próprios produtos. São CDs, livros e DVDs ofertados aos fiéis/receptores/consumidores através de uma série de estratégias que funcionam de forma integrada e remissiva: organização estrutural dos templos com banca de comercialização, enunciação de produtos durante os cultos, websites específicos para venda acoplados aos portais institucionais, anúncios nos seus jornais e revistas, publicidade e constante enunciação em programas de televisão e rádio. Na sociedade do consumo e em processo de midiatização, as Igrejas incentivam os fiéis a consumirem os seus produtos para ampliar o vínculo, expandir-se e manter a sua “marca” diante da concorrência. Através da aplicação de questionário a fiéis das Igrejas Universal do Reino de Deus e Internacional da Graça de Deus constata-se ainda que consumir é um sentimento de pertencimento e que eles compram para contribuir com o projeto de evangelização da “sua Igreja”.

Palavras-chave
Midiatização; Mercado religioso; Oferta; Consumo.

Abstract
With the expansion of the religious market the churches produce their own products. They are CDs, Books and DVDs offered to the congregation/receivers/consumers through a series of strategies that work in an integrated and remissive way: structural organization of the temples with commercialization stands, products advertising during the worshiping, specific websites to sell the products coupled with the institutional portals, advertisement in their newspapers and magazines, publicity and constant utterance on television and radio programs. In the consumer society and within a mediatization process, the churches encourage their congregations to consume their products to increase the bond, expand themselves and keep their “brand” when facing the competition. Through the application of a questionnaire to the congregations of The Universal Church of the kingdom of God and The International Grace of God Church it was found also that consuming is a feeling of belonging and that they buy to contribute with the evangelization process of “their churches”.

Keywords
Mediatization; Religious market; Offering; Consumption.


Estratégias de oferta e consumo de produtos midiáticos/religiosos




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < Fetichismo e fantasmagoria no mundo do consumo
próxima > Questões teórico-metodológicas sobre métricas e reputação corporativa

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!