Resumo
O artigo propõe restabelecer a relação histórica entre o campo do documentário e o campo da arte, especificamente o vídeo experimental, para pensar o estatuto das imagens tributárias da mitologia da transparência, da verdade e da autenticidade. A história dos estilos e métodos do documentário mostra o quanto esta mitologia o atravessa: cinema do real, cinema-olho, cinema do vivido, cinema-verdade, cinema-direto. A hipótese que se pretende levantar é que o documentário, em meio à nova configuração audiovisual desse início de século, pode ser um cinema de passagem, de entre-dois, entre o documento e a ficção, sem esquecer contudo que se, o documento e a ficção falam do real cada um ao seu modo, deste real, deste mundo, o documentário deve dar conta necessariamente.
Palavras-chave
Documentário; Vídeo experimental; Linguagem; Real.
Resumé
A propos du sujet particulier de la relation entre l’image documentaire et le video experimental, l’art contemporain, cette étude donne à penser le statut des images tributaires de la mythologie de la transparence, de la vérité et de l’authenticité. Les innombrables catégorisations qui traversent l’histoire du documentaire l’attestent: cinéma du réel, cinéma-oeil, cinéma du vécu, cinéma-vérité, cinéma-direct. Hypothèse qui se voit étayée par la nouvelle configuration des images en ce début de siècle, c’est que le documentaire peut être un cinéma de l’entre-deux, du passage, entre document et fiction. Mais ne jamais oublier non plus que, si document et fiction parlent chacun à sa façon du réel, de ce réel le documentaire doit rendre compte, et rendre des comptes.
Mots-clés
Documentaire; Vídeo expérimental; Langage; Eéel.
Documentário brasileiro e artes visuais: das passagens e das verdades possíveis