Resumo
No filme Gaviões e passarinhos, Pier Paolo Pasolini aborda a questão da crise ideológica de uma Itália que, de luto pela morte de Palmiro Togliatti e celebrando os funerais dos dogmas comunistas, se prepara a ingressar na modernidade trazida à luz pelo milagre econômico. Na configuração burlesca do filme, transparece uma estética marcada pela herança de formas tradicionais da comicidade popular nominadas por Mikhail Bakhtin como “realismo grotesco” ou “corpóreo”. Valendo-se destas formas, Pasolini cria imagens e situações de forte ambivalência simbólica, aptas a dar “corpo” à ideia da necessidade de uma profunda renovação no pensamento marxista. A comunhão entre intelectual e povo é vista então como possibilidade de superação do impasse vivido pelo pensador de esquerda, convocado a agir historicamente “descendo” junto às bases e dispondo-se a ser por elas “devorado”.
Palavras-chave
Cinema; Pasolini; Bakhtin; Comicidade; Crise.
Abstract
In the film The Hawks and the Sparrows, Pier Paolo Pasolini approaches the problem of the ideological crisis in a period that Italy, grieved by Palmiro Togliatti’s death and celebrating the funeral of Communist dogma, prepares to join the modernity brought to light by the “economic miracle”. In its burlesque configuration, appears an aesthetic signed by the heritage of a tradition of comic popular forms, nominated by Mikhail Bakhtin as “grotesque” or “corporal realism”. Using that forms, Pasolini creates images and situations of strong symbolic ambivalence, able to materialize the idea of the need for a profound renovation in the Marxist thought. The communion between the intellectual and the people is seen then as a possibility to overcome the impasse experienced by the leftist thinker, called to act historically by “going down” to the grassroots and preparing to be devoured by them.
Keywords
Cinema; Pasolini; Bakhtin; Comicality; Crisis.
O corpo do pensamento: formas do realismo grotesco em Gaviões e passarinhos de Pier Paolo Pasolini