Resumo
Este artigo pretende refletir sobre o cenário social, político e econômico contemporâneo, relacionando-o ao sensível avanço tecnológico e à crescente influência de empresas/organizações/corporações sobre o comportamento da sociedade. Considera especialmente o período delimitado entre a segunda metade do século XX e os dias atuais, elegendo como objeto de análise o Relatório de Sustentabilidade 2014 e o site da empresa Natura, uma das 0 selecionadas no ranking Maiores e Melhores promovido pela revista Exame. A pesquisa busca, a partir das 10 heurísticas de Nielsen, analisar principalmente aspectos de usabilidade do mencionado relatório, relacionando a presença ou não dessa característica ao esforço da empresa, no sentido de promover interatividade com seus públicos, princípio básico de uma empresa que contempla ações de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial.
Palavras-chave
Empresa. Sustentabilidade. Comunicação organizacional.
Abstract
This article intends to reflect about contemporary social, political and economic setting, relating it with sensitive technological advance and with growing influence of companies/organizations/corporations on the behavior of society. It specially considers the period between second half of 20 century and the present, choosing Sustainability Report (2014) and Natura company website – one of 20 selected in Maiores e Melhores ranking organized by Exame magazine – as object of analysis. We intend to find usability aspects considering 10 Nielsen heuristics. After, we connect usability use with effort to promote interactivity with the public: a basic principle of organizations that practice sustainability and Corporation Social Responsibility actions.
Keywords
Business. Sustainability. Organizational communication.
Comunicação organizacional e sustentabilidade: o eco de um discurso